04/05/2016

Lição 6 - A Lei, a Carne e o Espírito


INTRODUÇÃO
          Ser um cristão é estar em constante guerra, é ser um guerreiro. Nesse sentido, o bom soldado de Cristo não deve esperar tranquilidade neste mundo, pois aqui é um campo de batalha!
      Alguns entendem que a vida cristã é um parque de diversões, contudo, pelo contrário, vivemos num campo minado, uma arena de lutas.
         Não podemos ignorar que temos 3 inimigos a serem vencidos: a nossa carne, o mundo distante de Deus e o diabo.



I – Uma luta Constante

          A luta entre o "velho eu" e o "novo eu" parece nunca ter fim, aliás, enquanto estivermos nessa terra, todos os dias teremos que decidir quem irá prevalecer. Nessa disputa, a melhor coisa que podemos fazer é nos perguntar: "Em meu lugar, o que faria Jesus?". É obvio que agir como o Senhor em certas situações é muito difícil, mas a Palavra nos exorta que "aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2:6).
          O servo do Senhor precisa resistir às tentações, fazer o bem, ter autocontrole, recusar o que a carne pede e obedecer ao Espírito. "Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo (Romanos 7:18,19).
          O Apóstolo Paulo sabia a origem da luta: "Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim" (Romanos 7:20). Paulo disse que a sua tendência em pecar, vinha do seu corpo contaminado pelo pecado, que foi gerado desde Adão e Eva.
          Para vencermos esta luta devemos alimentar o nosso homem interior com as coisas de Deus, pois só assim o nosso espírito terá vantagem sobre a carne (1 Pedro 5:8).

“Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos(Gálatas 5:24).

II - A natureza carnal e viver na carne

          O substantivo (σαρκς) (carne) é mencionado cinco vezes em Rm: 8:5-8, sendo: duas vezes no versículo cinco, uma vez no seis, uma vez no sete, e uma vez no oito, já o substantivo  (πνευμα) (espírito)três vezes no mesmo texto, sendo: uma vez no versículo cinco e uma vez no seis, o primeiro termo, a palavra carne, (σαρκς) refere se à vida cristã contaminada por fatores da vida terrena, enquanto que o segundo termo, a palavra (πνευμα) refere se ao sentido espiritual da vida cristã; aquele transcende, que não se pode contaminar por fator alheios à vontade humana.
          O autor usa o verbo viver na terceira pessoa do indicativo do presente no plural, “vivem”, que denota a situação presente que as pessoas se encontram, mencionado duas vezes neste versículo, onde não mudança de tempo verbal bem como de sujeito e destinatário.
       O verbo tem uma conotação direta com os substantivos: “carne” e “espírito”, comum na estrutura; das duas frases: | “vivem” segundo a carne; | “vivem” segundo o espírito; disposto no texto narrativo, classificado como gênero menor, pela homologia que á a repetição das mesmas palavras e conceitos no mesmo texto.

      Definição de Natureza

          Natureza é a essência ou condição própria de um ser ou de uma coisa.
         Cada criatura que Deus fez possui uma natureza própria. Essa natureza manifesta se por meio do corpo, através daquilo que ela faz naturalmente, sem esforço nem aprendizado, apenas baseado nos instintos naturais da sua espécie: reprodução, defesa, sobrevivência, instinto materno, etc.


III - Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. – Rm: 8:8

   a)      A natureza pecaminosa da carne concentra-se nas coisas da carne Rm: 8:5.
   b)   É levado para morte Rm: 8:6.
   c)   É inimigo de Deus Rm: 8:7.
   d)   Não está sujeito à lei de Deus Rm: 8:7.
   e)   A pessoa que anda neste caminho do pecado não pode agradar a Deus Rm: 8:8.
   f)   Significa que a pessoa não tem o Espírito de Cristo e não lhe pertence.


IV - A natureza renovada pelo Espírito.

   a)  A pessoa concentra-se nas coisas do Espírito Rm: 8:5.
   b)  É o caminho de vida e paz Rm: 8:6.
   c)  Significa que para pessoa que tem o Espírito de Cristo não há condenação.




V -
 Comparativo entre a Carne verso Espírito:

Carne
Espírito
Os que inclinam para a carne cogitam das coisas carnais (5)
Os que inclinam para o Espírito cogitam das coisas espirituais (5)
O pendor (inclinação ou tendência) da carne leva à morte (6)
O pendor do Espírito leva à vida e à paz (6)
Inimizade contra Deus (7)
Não obedece a lei do Espírito (7)
Não sujeito à lei de Deus (7)
Não tem a mente controlada pelo Espírito (7)
Sujeita à natureza humana (8)
Não pode agradar a Deus (8)
Não pertence a Cristo (8)
O Espírito de Deus ressuscitará o corpo daqueles em que ele não habita (8)





CONCLUSÃO.

          A lei da vida do Espírito é superior a lei da carne e da morte, e que as pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus.
          Em Cristo, Deus fez o que a lei não podia fazer. Jesus veio na carne para fazer o que a lei não fez por causa da fraqueza da carne. Deus, através de Jesus, condenou o pecado.
          A lei do Espírito era oposta ao pecado “condenou o pecado”, e venceu o pecado. As pessoas sujeitas à lei da carne, ainda andam na carne e estão sujeitas à morte.

          Em Jesus, Deus condenou e venceu o pecado. Aqueles que participam dessa vitória andam segundo o Espírito, não segundo a carne.


Bibliografia
Comentário Bíblico Beacon. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Graça. Max Lucado. Thomas Nelson Brasil
Justiça e Graça. Natalino das Neves. CPAD
Maravilhosa Graça. José Gonçalves. CPAD
O poder e a mensagem do Evangelho. Paul Washer. Fiel
Um Verdadeiro Arrependimento. Manoel Flausino. Inteligência Editorial
Verdadeiro Evangelho. Paul Washer. Fiel


Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominica, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas, dirigente da Congregação Fonte das Águas MDV.

Contatos para palestras, congressos, mensagens:
(21) 99439-0392 (claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário