28/04/2015

Lição 5 – Jesus escolhe os seus discípulos

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito. O Evangelho de Lucas, o médico amado

Lição 5 – Jesus escolhe os seus discípulos
Introdução:
       Para que ocorra um bom trabalho faz-se necessário ter-se um grupo preparado e treinado objetivando o alcance da meta proposta. Aos escolher os doze, Jesus não observou somente suas habilidades ou virtudes humanas e momentâneas, porém, chamou e separou doze homens para treiná-los e capacitá-los com a finalidade de cumprir o que Ele ensinou após sua ascensão ao céu.
            Nesse sentido, verificamos que a palavra discípulo significa aluno, aprendiz.
          Um bom líder ou discipulador só será reconhecido como uma liderança eficaz, se a obra que ele começou após ou quando na sua ausência ou seja, preparou e capacitou discípulos; assim como Moisés preparou Josué, Elias a Eliseu e Paulo a Timóteo.


1)      A eleição dos Doze

          Precisamos entender que Jesus tinha vários discípulos (At 6.2; Lc 10.1-24; At 1.15; 1Co 15.6), porém Ele tinha 12 que foram escolhidos para estarem mais próximos do Mestre, conhecidos também como colégio Apostólico.
          Após passar a noite orando, Jesus chamou os seus discípulos e separou os doze (Lc 6.12,13), chamando aqueles que ele quis (Mc 3.13), dando a estes o nome de apóstolos, que significa enviados, mensageiros. A partir daí, o Mestre começa a ensiná-los, principalmente através do exemplo.


2)      Compreendendo o discipulado

a)      Todo discípulo precisa de um mestre. Precisamos tomar o Mestre como exemplo (Jo 13.13-15)

b)      Todo discípulo precisa entender que é um discípulo. Alguns não entendem que precisam aprender ou
estar constantemente aprendendo com alguém. Precisamos ter referencias. Paulo disse: “Sede meus imitadores assim como sou de Cristo.” Outro problema para nossa geração é que muitos estão buscando referenciais sem vida com Deus, sem vida cristã, e isso é um perigo.

c)       Todo discipulado tem um preço. Jesus disse que quem quiser ir após Ele, deve negar a si mesmo,
tomar a sua cruz e segui-lo ( Mt 16.24 ). O discipulado requer renuncia, às vezes, ou quase sempre, sacrifício. Infelizmente, tem muitas igrejas que não preparam discípulos ou tem muita gente achando-se discípulo sem sequer negar a si mesmo! Não se pode tornar-se discípulo do Mestre se não seguir suas orientações.

3)      Características básicas de um discípulo

a)      Crer em Cristo Jesus (Jo 3.17)
b)      Experimentou o novo nascimento (Jo 3.3-5)
c)       Renúncia (Mc 8.34)
d)      Dedicado e disciplinado
e)      Um aprendiz que deseja avançar na doutrina de Cristo (Os 6.3)
f)       Está interessado em aumentar o número de discípulos (Mt 28.19,20)

4)      O Discipulado com Graça


          Dietrich  Bonhoeffer foi um escritor alemão que fora preso por tentar impedir os planos de Hitler. Entre seus livros mais conhecidos encontra-se "O Custo do Discipulado", uma joia da literatura cristã, que faz uma exposição à luz do Sermão do Monte (Mateus 5).
          Seu argumento era pôr em evidência o que significa professar uma fé abstrata, legalista e desencarnada do verdadeiro compromisso e da transformação que Jesus exige como o coração do Reino de Deus para os seus seguidores. Uma fé que não toca a alma nem a consciência, um cristianismo sem Cristo e sem cruz é uma fé estéril, inútil e vazia porque, ao final, não é sustentável. A isto Bonhoeffer chamou de “a graça barata”.
          " A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado”.




5)      Jesus, o Mestre por Excelência

         
           Não se tem melhor exemplo de mestre do que o exemplo de Jesus. Para que um professor tenha
êxito em sua tarefa, precisa irremediavelmente recorrer aos ensinos e legados deixados por Jesus. Em primeiro lugar destaca-se a idoneidade e a autoridade de Jesus. Suas palavras não podiam ser contestadas, pois era a verdade e ele vivia sua mensagem. Jesus nunca mandou seus ouvintes fazer o que ele falava e não fazer o que ele fazia. Suas palavras eram sua vida e sua vida já era uma linda mensagem.
          O elemento mais importante na qualificação de qualquer professor é justamente aquilo que ele é em si. Todos reconhecemos que um só exemplo valem por cem ou mil conselhos.
         Verifica-se também no mestre por excelência Jesus Cristo, seu desejo de servir. Sua vontade era de fazer a vontade de Deus. Nunca seus planos eram colocados em ação ou sequer iniciado, todavia os propósitos de Deus eram as únicas coisas que interessavam.  Esta dedicação em ser servo é clara e notória.
“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.”  João 5:30


     Conclusão
          Em sua Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Champlin faz menção do seguinte texto: “o discipulado cristão é uma questão da maior seriedade. Estão envolvidas no discipulado cristão questões de vida ou morte. A substância da vida é o seu grande tema. A espiritualidade é o seu sustentáculo. A vida eterna é o seu alvo.”
          Infelizmente, nem todos que Jesus chamou atenderam a sua solicitação, como no exemplo no Jovem rico (Mc 10.17-22) e isso ainda nos dias de hoje continua acontecendo. Que o Senhor Jesus, através da Sua Palavra nos ensine a sermos discípulos fiéis a Ele.



Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Lucas, O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD

Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário