15/04/2015

Lição 3 – A infância de Jesus

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito. O Evangelho de Lucas, o médico amado

Lição 3 – A infância de Jesus

Introdução:

          Não existe nenhuma narrativa extensa sobre a infância de Jesus na Bíblia. E se não está na Bíblia,  não há outra fonte digna de confiança e merecedora de crédito quanto à narrativa da infância de Jesus Cristo narrada nas Sagradas Escrituras. Com essa afirmação, pode-se afirmar que não há informação digna de confiança porque os documentos extras bíblicos, que reclamam tal status, e tentam dar conta desse lapso de tempo da infância de Jesus, são bem posteriores aos Evangelhos, e foram influenciados pelo gnosticismo. Em segundo lugar, por falta de material sobre a infância de Jesus, muitas são as especulações sobre ela, não contribuindo em nada para o nosso conhecimento sobre o Senhor e a sua história como menino.
         Cabe ressaltar que Lucas não tem o objetivo de descrever a infância de Jesus numa perspectiva biográfica. Embora haja dados biográficos no conteúdo, os Evangelhos não são relatos preponderantemente biográficos. E não apresenta uma preocupação cronológica com a estruturação das narrativas, embora o escrito o médico e historiador Lucas seja considerado, entre os Evangelhos, o mais cronológico e narra tudo o que sabemos sobre a infância e a adolescência de Jesus.
          Champlin nos diz que “qualquer tentativa de expor de modo breve e completo a identificação, o ministério e os ensinos de Jesus, deve ser vista como algo semelhante à tentativa de pôr o oceano em uma xícara.” Podemos dizer do mesmo em relação à infância do mestre. Entendemos à luz da palavra de Deus, que o Mestre esteve aqui nesta terra e era 100% Deus e 100% homem, o que é chamado de união Hipostática de Jesus.
          Devemos ter o cuidado de analisar a vida de Jesus de acordo com o relato bíblico.

1)      Seu crescimento
          “E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lc 2.40)
          “E o menino crescia...” Entendemos que Ele crescia fisicamente; um corpo que crescia regularmente, como qualquer outra pessoa sadia.
          “...e se fortalecia em espírito...” Depreendemos deste fragmento o fortalecimento de Jesus em sua vida espiritual.
          “...cheio de sabedoria...”A medida que Ele desenvolvia-se espiritualmente, a sabedoria de Deus aumentava sobre a sua vida. Precisamos entender que não adianta se fortalecer o espírito e viver sem sabedoria.
           “mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Ec 7.12
          “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” Pv 4.7
           “e a graça de Deus estava sobre ele”. Este dado refere-se à alma do menino, na qual a graça, a misericórdia e o favor de do céu protegiam e conduziam o menino que, mais tarde, cumpriria cabalmente o propósito destinado a Ele.  
          Jesus foi a criança ideal. Ano após ano, Jesus ia revelando suas qualidades   que convinham a sua idade, contudo, alguns textos apócrifos relatam que Ele teria sido um menino prodígio (fazia pássaros de barro e dava vida aos mesmos), o que entendemos que contraria o plano divino. Se o Mestre, enquanto criança realizasse milagres causaria muita confusão em Nazaré e Ele não cresceria em oculto aos olhos dos Judeus. Ademais, basta lermos o milagre em Caná (Jo 2.11), como também observarmos nos relatos como seus compatriotas de Nazaré ficaram extremamente surpresos quando o viram falar como profeta e fazer coisas maravilhosas (Mc 1.27; 2.12; 6.2-6).

2)      Jesus entre os doutores
Os Judeus faziam três peregrinações até Jerusalém, por ocasião das festas solenes, a saber: da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos.
          Com doze anos, por ocasião da Festa da Páscoa, os pais de Jesus, junto com Ele, foram a Jerusalém (Lc 2.42).
          Flavio Josefo, historiador, chega a mencionar que houve uma época em que três milhões de peregrinos fora a Jerusalém para a Festa da Páscoa.
Segundo o Talmude, alguns relatos sobre crianças freqüentando oTemplo de Jerusalém em Festas:
a)      Com 3 anos, pais levavam sobre os ombros.
b)      Com 5 anos, pais davam a mão para ajudar os pequenos.
c)       Com 13 anos, todo jovem israelita começava a ser, segundo as regras estabelecidas pelos rabinos: bar-mitsevah (filho do preceito) ou bem-hatthoran (filho da lei), ou seja, sujeito a todas as prescrições da lei mosaica, mesmo as mais rígidas.
Quando regressaram, José e Maria não notaram a ausência de Jesus, somente mais tarde notaram. Após procurarem e não o encontrando, voltaram a Jerusalém, e ao chegarem lá, após três dias, o encontraram no Templo com os doutores da Lei. Cabe ressaltar alguns detalhes deste momento:
d)      “E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” Lc 2:47.
          Observemos que o Mestre da Lei, mesmo menino, deixava os doutores da Lei e todos ao redor admirados com sua inteligência.

e)      “E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lc 2:49.
Com esta palavra de insondável profundidade, Jesus expôs a sua mãe o que precisava fazer. Ele tinha um senso de responsabilidade para com a Obra de Deus. Era responsável e compreendia o que estava fazendo nesta terra: cumprindo sua missão.
Conclusão:
          Devemos aprender com Jesus que o crescimento é biopsicossocioespiritual, ou seja, biológico, psicológico, social, e, sobretudo, espiritual (Mt 6.33).

Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Lucas, O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD

Pr. Manoel Flausino

Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.

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