10/04/2015

Lição 2 – O nascimento de Jesus - Subsídio

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito. O Evangelho de Lucas, o médico amado

Lição 2 – O nascimento de Jesus
Introdução:
          Estamos diante de um tema que mudou a história da humanidade, tendo em vista que a contagem dos anos faz-se antes ou depois de Cristo. O nascimento do Salvador da humanidade, do Messias prometido e esperado, marcou a história da igreja e das nações

      1)      O nascimento de Jesus no contexto histórico e geográfico:
          Com os fatos históricos que Lucas nos menciona conseguimos localizar o nascimento de Jesus na história da humanidade: “aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).” (Lucas 2:1-2). Esta referência ainda nos situa na geografia bíblica e nos explica o fato de Jesus nascer em Belém, já que sua mãe e seu pai adotivo residiam em Nazaré.
          Com o senso, Roma esperava saber detalhes da vida de cada família com a finalidade de lançar os impostos sobre Israel.
          O decreto estabelecido pelo primeiro imperador romano, Cesar Augusto, para o sistema romano, visava alcançar os propósitos do império, porém, nós sabemos que este decreto, foi para que se cumprisse a profecia sobre o nascimento do Senhor Jesus. Augusto não imaginava que o decreto serviria de providência divina para o cumprimento da profecia, pois cada um deveria apresentar-se no local de nascimento e não onde residia
“E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.” (Lucas 2:4-5)
          A cidade de Belém (Casa do Pão) era ilustre, pois foi onde Davi nascera (I Sm 16.1-13; 17.12-18,58); distava de Jerusalém, aproximadamente, duas horas a pé.

      2)      O nascimento de Jesus demonstra a sua humildade
          Percebemos neste relato que o Rei dos reis e Senhor dos senhores nasceu em um lugar simples, rodeado de pobreza. Lucas nos mostra que o Filho do Homem foi colocado em uma manjedoura, após ter nascido em uma estrebaria. Os judeus tinham o costume em hospedar os viajantes, porém as hospedarias estavam cheias, justamente por causa do senso.
          “E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:6-7)
          Jesus nasceu em Belém, ao sul de Jerusalém, mas passou sua infância e juventude em Nazaré, cidade próxima ao Mar da Galiléia, no norte, por isso é chamado de Jesus de Nazaré, e, por isso também, Natanael desconfiou quando foi informado por Filipe: “Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.” João 1:46

      3)      O nascimento de Jesus no contexto profético.
          Muitas foram às profecias a respeito do nascimento do Messias. Vejamos abaixo:

A ÉPOCA DE NASCIMENTO
Profecias
Cumprimento
Daniel 9.25 – Sabe e entende. desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se edificaram mais em tempos angustiosos.
Lucas 2.1-2 Lucas 2.3-7 – Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria.
O LUGAR DE NASCIMENTO
Profecia feita em 738 a 698 ac.C.
Cumprimento
Miquéias 5.2 – Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Mateus 2.1 Lucas 2.4-7 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

NASCERIA DE UMA VIRGEM
Profecia feita em 800 anos antes de Cristo.
Cumprimento
Isaías 7.14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal. A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.
Mateus 1.18 Lucas 1.26-35 - Ora, o nascimento de Jesus foi assim. Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes coabitassem, achou-se grávida pelo o Espírito Santo.
SERIA HOMENAGEADO PELOS REIS
Profecia feita há quase 1000 anos antes
Cumprimento
Salmos 72.10 - Paguem-lhe tributos os reis de Tarsis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba lhe ofereçam presentes.
Mateus 2.1-2 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram. Onde esta o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a estrela no Oriente e viemos adorá-lo.
OS PRESENTES TRAZIDOS
Profecia feita em 800 anos antes de Cristo.
Cumprimento
Isaías 60.6 – A multidão  de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efá. todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.
Mateus 2.11 – Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se adoraram e abrindo os tesouros, entregaram-lhe suas ofertas. ouro, incenso e mirra.
A MATANÇA DOS MENINOS
Profecia feita em 600 anos antes de Cristo
Cumprimento
Jeremias 31.15 – Assim diz o Senhor. Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.
Mateus 2.16 2.17-18 – Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os seus arredores de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquiria dos magos.
A FUGA PARA O EGITO
Profecia
Cumprimento
Oseias 11.1 – Quando Israel era menino, eu o amei e do Egito chamei a meu filho.
Mateus 2.14 2.15 – Levando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e foi para o Egito.
O MESSIAS RECEBERIA DO ESPÍRITO DE DEUS
Profecia há quase 1000 anos a.C.
Cumprimento
Salmo 42.1 – Eis aqui o meu servo, a quem te sustento; o meu escolhido, em que minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito e ele promulgará o direito aos gentios.
Marcos 1.9-11 – Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus. Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
O MINISTÉRIO DO MESSIAS NA GALILÉIA
Profecia feita em 800 anos antes de Cristo.
Cumprimento
Isaías 9.1-2 – Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Mateus 4.12-16 – Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías. Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz e aos que estavam na região da sombra da morte, raiou-lhes a luz.
O MESSIAS SERIA PROFETA
Profecias
Cumprimento
Deuteronômio 18.15 – O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.
João 6.14 1.45 Atos 3.19-26 – Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram. Este é verdadeiramente o profeta que deveria vir ao mundo.
O MESSIAS SERIA SACERDOTE, COMO MELQUISEDEQUE
Profecia feita em há quase 1000 anos a.C.
Cumprimento
Salmo 110.4 – Jurou o Senhor e não se arrependerá. Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6.20 5.5-6 7.15-17 – Aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Conclusão:

Que venhamos a aprender com o Senhor Jesus as lições de humildade, e que as Boas Novas de salvação não foram anunciadas primeiro aos nobres, e sim aos humildes!
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Lucas, O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD

Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário