Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito.
O Evangelho de Lucas, o médico amado
Lição 4 – A Tentação de Jesus
Introdução:
A palavra tentação tem
os significados em heb. nasa e gr. peirasmos, podem, às vezes, ter o significado de
"induzir ao pecado", que tão fortemente colore nossas palavras em
português "tentar" e "tentação". Mas seu principal e
predominante significado é o de "testar o valor e o caráter de
homens". Nesse sentido, os cristãos devem se examinar para se certificarem
de que suas palavras e ações evidenciam que eles são crentes genuínos (2 Co
13.5; cf. 2 Pe 1.10).
No latim, temos a
palavra “tentatione”, pode significar indução ao erro.
1) A Tentação de JESUS
Logo que Jesus foi batizado, o
Espírito de Deus havia descido sobre ele, e, para tomar posse mais completa de
sua humanidade, impulsionou-o para o deserto, durante 40 dias e noites sendo
tentando pelo deserto:
Primeira tentação: “E
disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se
transforme em pão.” Lc 4:3
Necessidade básica. Durante os 40 dias e noites, o mestre
estava jejuando, e, com certeza, estava com fome.
Resposta:
“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o
homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lc
4.4
Jesus
utiliza-se na Palavra de Deus para vencer a primeira tentação: “Está escrito”
Segunda tentação: “E
o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os
reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua
glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me
adorares, tudo será teu.” Lc 4.5-7
Necessidade de Auto-realização: O inimigo diz que ele é o dono do mundo,
querendo enganar Jesus. Ele tem poder, força, porém limitados por Deus.
Resposta:
Mais uma vez, o Mestre nos ensina a importância de conhecermos e crermos na
Palavra de Deus: “E Jesus, respondendo,
disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o
Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” Lc
4.8
Terceira Tentação: “Levou-o
também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o
Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus
anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que
nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” Lc 4.9-11
Necessidade pessoal
(auto-estima): Agora, o
inimigo, utiliza-se da Palavra de Deus para tentar Jesus.
Mais uma vez, Jesus venceu a
tentação, mesmo cansado, porém a Bíblia é clara quando nos diz que “E,
acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo” (Lc 4.13), ou seja, o adversário, nunca
vai desistir de tentar, assim como no caso do nosso Senhor.
Após vencer uma tentação, prepare-se para enfrentar outras, entretanto
saiba que, se a Palavra de Deus estiver em você e você nela, vencerá as
tentações. Aleluia!
2) Alguns detalhes sobre o relato da tentação
Naquilo
que é o principal, os relatos de Mateus e Lucas contêm as mesmas informações,
mas diferem quanto aos seguintes aspectos:
1) Eles
não mencionam a segunda e a terceira tentações na mesma ordem. Mateus coloca a
tentação de saltar do pináculo do Templo em segundo lugar, ao passo que no
texto de Lucas ela está em terceiro lugar. A tentação de aceitar os reinos do
mundo, então, é a terceira em Mateus e a segunda em Lucas.
2) Lucas
diz que JESUS foi tentado durante os quarenta dias do jejum e também
posteriormente; Mateus não menciona estas outras tentações.
3)
Segundo Mateus, depois que Satanás mostra a JESUS os reinos deste mundo, ele
diz: “Tudo isto te darei”. Lucas enfatiza a autoridade e a glória destes
reinos. De acordo com Lucas, Satanás diz Dar-te-ei a ti todo este poder
(literalmente, “autoridade”) e a sua glória (6).
4)
Quanto à mesma tentação, em Lucas, acrescenta-se ao texto de Mateus o seguinte:
porque a mim me foi entregue, e o dou a quem quero (6).
5) Na
tentação de saltar do pináculo do Templo, Mateus chama a cidade de “Cidade
Santa”, enquanto Lucas a chama pelo nome, Jerusalém (9). Aqui, o motivo de
Lucas é, obviamente, esclarecer os leitores gentios.
Estas diferenças não
alteram em nada os ensinos relativos à tentação de JESUS.
Barclay intitula esta seção
como “A batalha contra a tentação” e assim a esquematiza: 1) A tentação de
subornar as pessoas com presentes materiais, 2-4; 2) A tentação de fazer
acordos ou concessões, 5-8; 3) A tentação de dar demonstrações sensacionais às
pessoas, 9-12. Poderíamos acrescentar mais uma: 4) As recompensas da vitória
sobre a tentação, 13-14.
Charles L. Childers.
Comentário Bíblico Beacon. Lucas. Editora CPAD. Vol. 6. pag.
3) Conhecendo
as necessidades humanas
O inimigo sempre irá tentar a humanidade de acordo com as respectivas
necessidades de cada um, e faz-se necessário nosso conhecimento nesta área,
para nosso alerta e para alertar aos outros:
A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida
como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser
satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de
"escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua
auto-realização.
4) Os
cinco estágios da tentação (Tg 1.14-15)
De acordo com Tiago,
podemos classificar os estágios ou processos da tentação, em cinco. São eles:
- Inclinação. "Ao contrário, cada um é tentado pela sua
própria cobiça". Dá-se em virtude da natureza pecaminosa do homem;
- Atração. "quando esta o atrai". A atração, percepção
seguida da atenção é resultado natural da ação dinâmica dos nossos sentidos (tato,
olfato, visão. audição e paladar);
- Sedução. "e seduz". Sedução, conforme o Dicionário
Michaelis, significa "1. Ato ou efeito de seduzir ou de ser seduzido. 2.
Qualidade de sedutor. 3. Encanto, atração, fascínio." A sedução é uma ação
envolvente, que de maneira sutil, embriaga, neutraliza a razão, podendo ser
considerada um estágio avançado no processo da tentação;
- Concepção. "Então, a cobiça, depois de haver
concebido". A idéia aqui, é a do estabelecimento pleno do desejo de pecar,
de transgredir, de realizar o desejo, independente das consequências. O pecado
está a um passo;
- Consumação. "dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez
consumado,". O pecado é o resultado da consumação de todo o processo
pertinente a tentação. Este processo pode ser lento ou rápido, planejado
minuciosamente ou entregue aos acontecimentos. A consequência imediata deste
último estágio é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23).
Segundo Champlin
(2001, p. 351) "A tentação, se não for dominada, destrói a fibra moral.
Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, isso melhora a qualidade moral de
nosso ser".
“Bem-aventurado o homem que
sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual
o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tg 1.12
5) Conclusão
Deus não tenta o homem para
a prática do mal (tg 1.12), embora ele permita que as tribulações venham para
nos provar (Mt 6.13) e mesmo que o inimigo nos tente ou nos leve a passar por
alguma tribulação, saibamos que assim como foi com Jó, pura permissão de Deus, Ele mesmo dará o escape ou o livramento: “Não veio sobre vós tentação, senão humana;
mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a
tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Co 10.13
Bibliografia
Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia,
Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 -
nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de
Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo
testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Lucas, O Evangelho de Jesus,
o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD
Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e
Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e
especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.
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