23/07/2015

Lição 4 – Pastores e Diáconos

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
3º trimestre de 2015 –
A igreja e o seu testemunho –
As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais

Lição 4 – Pastores e Diáconos

Orientação Pedagógica:       Aprendizagem pelos sentidos e o contato

O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças (leia quadro na página 49) e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos.
O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos. Isso não quer dizer que ele descartasse totalmente o ensino diretivo, visto como um recurso legítimo caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado. De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade.


Introdução: Apesar da banalização de muitos no ministério eclesiástico, Deus levou e leva muito a sério estas funções, seja de diácono ou pastor. Nesta lição, perceberemos as orientações paulinas sobre estas funções.

Pastores e diáconos são fundamentais para o bom andamento da Obra do Senhor.

Neste tema, quero destacar 4 pontos:

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
1 Timóteo 3:1-13

1 - Obreiro Chamado e Aprovado por Deus
O diácono e pastor e qualquer outro cargo ou função na igreja tem que ser chamado por Deus. Não pode ser fruto de amizades, parentesco, de trocas ou de algo semelhante. Deus chama quem Ele quer e não quem o homem deseja!
Após o chamado, precisa ser aprovado e para esta aprovação precisa de qualificação, ou seja, levar uma vida espiritual e de estudos. Infelizmente, muitos que foram chamados por Deus, não querem estudar e dedicar-se a seminários, escolas dominical etc.


2 - Aprovado pela família
Não existe a possibilidade de alguém assumir a sua atividade desta importância na igreja se a família não está concordando com isso. Cabe ressaltar que a família pode estar errada em relação a este obreiro, como também, o obreiro pode não estar dando um bom testemunho dentro de casa.

3 - Aprovado pela Igreja
Alguns são levantados por homens e não são aprovados pela igreja. O obreiro precisa ser aceito por sua igreja. Alguns não entendem isso e querem punir membros, ou querem retribuir do mesmo jeito. No entanto, o pastor que for ordenar, precisa ver se este se enquadra neste tópico.

4 - Aprovado pela Sociedade
Isto diz respeito ao testemunho do cristão. Se  a igreja já é vista e julgada por aquilo que faz, seja no trabalho, na faculdade ou na vizinhança, imagina o obreiro da Casa do Senhor. Temos que vigiar em todo momento para não causar escândalos a Noiva de Cristo.

Conclusão:
Estes obreiros além de cumprirem com zelo os respectivos papéis na igreja e para a igreja, deve estar atentos ao testemunho que estão dando dentro e fora da igreja.
Que o Senhor Jesus nos ajude a cumprir cabalmente nossa missão aqui na terra e que levante mais obreiros valorosos para sua Seara

Nenhum comentário:

Postar um comentário