05/05/2015

Lição 6 – Mulheres que ajudaram a Jesus

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito. O Evangelho de Lucas, o médico amado

Lição 6 – Mulheres que ajudaram a Jesus

Introdução:

          No Antigo Testamento observamos algumas mulheres exercendo furte influência entre os judeus. O riso de Sara, os cânticos de Mirian, Débora e Ana revelam a alegria da mulher, fazendo sua parte na história da salvação. Rute é o exemplo de solidariedade da mulher oprimida. As parteiras no Egito, com coragem e astúcia tramam um novo projeto de sociedade. Nesta nova sociedade a vida deve ser defendida e preservada. Jael é exemplos de firmeza na luta de resistência (Juízes capts 4 e 5). Ester com determinação expõe a própria vida pela salvação de seu povo. Não podemos esquecer das profetizas Débora (Jz 4:4)  e Hulda ( 2 Cr 34:22).
         No Novo Testamento, não é diferente quanto a participação feminina na caminhada do Povo de Deus. Encontramos Maria a mãe de Jesus e as outras mulheres, as discípulas que permaneceram com Jesus ao pé da Cruz.
        No tempo de Jesus a situação da mulher era desprezível e não foi muito diferente das épocas anteriores. A mulher era marginalizada pelo simples fato de ser mulher. Vivia no silêncio e na obscuridade. Não era elencada como partícipe da sociedade. Ela só estava sujeita aos mandamentos da Lei, ou seja, tinham poucos direitos.


1)      Na genealogia de Jesus
Quando observamos a Genealogia de Jesus, percebemos o nome de Raabe, que fora uma prostituta  da cidade de Jericó, que só sobreviveu ao ataque do povo de Israel, porque escondeu os espias israelitas. Em Mateus (1.6, observamos o nome de outra mulher, Bete-Seba.
Em Jesus, o papel da mulher tem a sua devida relevância!

2)      Algumas atividades das mulheres
a)      As Mulheres Serviam Jesus e os Seus Discípulos no Seu Ministério: Luc. 8:1-3.
b)     Exerciam o Ministério da Hospitalidade: At 16.14,15
c)      Serviam no Ministério da Oração: At. 1.14; At 12.12

3)       Algumas mulheres que exerceram influência no ministério de Jesus
          Verificamos várias mulheres que tiveram suas vidas impactadas e transformadas por Jesus e se tornaram mulheres de honra como:

. Maria, a mãe de Jesus (João 2). Agraciada como mãe do Salvado. Educou Jesus para servir a humanidade, não foi como nós que, às vezes, queremos só perto de nós, porque entendeu o projeto de Deus para a vida do Filho e da humanidade.
. Marta e Maria, as irmãs de Lázaro (João 11.21-32). Uma família muito querida e amiga do Senhor Jesus. Maria foi também a mulher que ungiu o Senhor e enxugou os pés com os cabelos (João 11:2).
 . Maria Madalena (Lucas 8.2). A mulher possessa de demônios que foi liberta e se tornou seguidora, de perto, de Jesus. Ela foi, também, a primeira mulher para quem Jesus apareceu após ressuscitar (Marcos 16:9).
. A mulher do fluxo de sangue (Lucas 8.43-48). Esta foi curada depois de anos de tratamento. Foi em busca do Senhor, tocou na orla do seu manto e foi curada..
. A mulher Cananéia (Mateus 15.22). Ela, com ousadia, levou a filha endemoninhada e desenvolveu uma conversa com o Senhor que, aparentemente, não começou muito bem, mas no final, recebeu o que fora buscar, porque o Mestre não deixava ninguém sem resposta.
. A viúva de Naim (Lucas 7.12). Teve seu filho ressuscitado, quando estava levando o mesmo para o sepultamento. Jesus trouxe alegria e paz para Ella com este grande milagre.
. A mulher adúltera (João 8.1-11). Levado pelos anciãos para ser condenada por Jesus, porém o Mestre do coração, conhecedor de tudo, deu uma sentença que cancelou o apedrejamento.
. A mulher samaritana (João 4). Esta teve o privilégio em ter uma longa conversa com Jesus, e, após, abandonou o pecado e levou a Palavra para a cidade.
. Salomé (Marcos 15.40). A Bíblia mostra essa discípula fiel olhava de longe tudo o que Jesus enfrentava na Cruz, e até quando expirou ela estava presente, como outras mulheres também estavam.
. Maria, mãe de Tiago e José (Mateus 27.55,56). Ela era uma das mulheres que estava assistindo o momento da crucificação.
. A filha de Jairo (Lucas 8.40-42;49-56). Essa menina, aos 12 anos, teve sua história interrompida pela morte, mas foi ressuscitada por Jesus. Com certeza, sua vida e família nunca mais foram as mesmas.

4)      Conclusão
          As mulheres ganharam espaço na sociedade e na Obra do Senhor Jesus. Não podemos ignorar o que as valorosas servas do Senhor fizeram e continuam fazendo para a propagação do Evangelho. Jesus veio para quebrar e restaurar a condição e igualdade social (Gl 3.28).

Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Lucas, O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD

Pr. Manoel Flausino

Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.

Um comentário:

  1. Pr. Sérgio Ricardo3 de junho de 2015 às 04:26

    Muito bom este estudo, Deus continue te abençoando meu amigo.

    ResponderExcluir