19/05/2015

Lição 8 - O poder de Jesus sobre a natureza e os demônios

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
2º trimestre de 2015 –
Jesus, o Homem Perfeito. O Evangelho de Lucas, o médico amado

Lição 8 - Poder de Jesus sobre a natureza e os demônios

Orientação Pedagógica
          Prezado professor, desejo a você uma ótima aula, e a orientação de hoje é para que pesquise os assuntos abordados, pois são riquíssimos e temos um grande desafio: tirar dúvidas de nossos alunos. Com isso, não devemos pensar que sabemos o suficiente, ou ficar no campo do “eu acho”. Procure conhecer seus alunos, verificando sempre possibilidades de crescimento de cada um deles e ajude-os a crescer na Graça e no conhecimento.
          Na próxima postagem, publicarei um plano de aula para você utilizar esta ferramenta da pedagogia auxiliando sua prática docente.

Introdução:
          Todo aquele que confessa a Jesus como único, suficiente Salvador de sua vida crê na doutrina da Trindade, logo, entende que, o Messias estava na criação de tudo, inclusive quando na criação de anjos (Jo 1.1-3). Desta forma, compreende-se também que o Criador conhece na íntegra a criatura, é mais poderoso do que ela, e, com isso, tem todo poder sobre a mesma.



          1) O poder sobre a natureza
          Deus sempre esteve, está e estará acima de toda a força, seja da natureza, seja de qual ordem for, e isso podemos ver desde a criação até aos dias de hoje. Vejamos alguns exemplos no Antigo Testamento:
a)      No dilúvio (Gn capítulos 7 e 8)
b)      Na ocasião das pragas no Egito (Ex capítulos 7 a 11)
c)      As águas no deserte de Sim ( Ex 17)

“O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente.” Sl 29.10

          No Novo Testamento, o texto de nossa lição, demonstra justamente um momento em que os discípulos estavam com Jesus em uma embarcação no Mar da Galiléia, também chamado de Mar Tiberíades ou lago de Genesaré, e de repente ocorre uma grande tempestade, e os discípulos sem saber o que fazer, acordaram a Jesus que acalmou o vento e o mar, e os seguidores do Mestre ficaram maravilhados.
          Em certas histórias antigas, a água era considerada um inimigo que Deus vence. "Para Israel, as águas furiosas e incontroláveis simbolizavam os poderes que se opõem à soberania de Deus" (The Interpreter’s Dictionary of the Bible, p. 809). Aprendemos com isso que:
a)      o fato de Jesus estar na embarcação não simboliza ausência de tempestade.
b)      o fato de vir a tempestade não significa que morreremos nela.

          Ele sempre teve e terá poder sobre a natureza (Hb 13.8). Hoje, acontecem muitas coisas (terremotos, vulcões, maremotos etc, mas à luz da Palavra de Deus, entendemos que a natureza responde ao homem as mudanças que o próprio homem fez nela, além de que, o principal: Ele está no controle:
“Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes aquietar.” Sl 89.9 

          3) O poder sobre os demônios
          Jesus veio para aniquilar as obras do mal (Lc 9.38-42; Mt 12.28), que é representada por Lúcifer e seus demônios. Alguns podem pensar que demônios é fruto da imaginação humana, porém sabemos que não é. Champlin diz que: “nem os hebreus e nem os cristãos criaram as elaboradas demonologia e angelologia”. Mas quem são estes? De onde vieram?
          Os anjos não existem desde a eternidade, eles foram criados por Deus no momento de sua criação ( Ne 9:6; Sl 148.2; Cl 1.16 ). Por causa do orgulho de Lúcifer, ele, que era querubim ungido (Ez 28.14), teve a sua queda, juntamente com um terço dos anjos que o seguiu (Ap 12.4), perdendo sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta, tornando-se demônios.
          Segundo Champlin, Tertuliano (150 D.C.) foi o primeiro pai da igreja que diz que os demônios fazem parte exclusivamente de anjos caídos.
          Berkhof relata que “há duas passagens da Escritura que dão a entender claramente que alguns anjos não mantiveram a sua condição original, mas caíram do estado em que tinham sido criados” (2 Pe 2.4; Jd 6).
        Eles tem poder, porém não mais ou igual a Deus e limitado pelo Eterno (Lc 88.29-31; Jó capítulo 1). No entanto, não cessam de realizar suas obras más. O Pr. José Gonçalves, comentarista desta lição e autor do Livro Lucas (CPAD), diz-nos que o diabo:

a)      põe a pessoa na zona de exclusão (Lc 8.26) "E navegaram para a terra dos gadarenos que está defronte da Galiléia."
b)      rouba a identidade do homem (Lc 8.27) "desde muito tempo, estava possesso de demônios."
c)       Tira todos os valores (Lc 8.27) "e não andava vestido."
d)      Tira os referenciais (Lc 8.27) "nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros."
e)      Torna a vida do homem árida (Lc 8.29) "era impelido pelo demônio para os desertos."

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Jo 10.10 
        
          Em nosso meio, percebemos muitas pessoas com certo fascínio pelo demonismo, mas Stanley Horton, sobre isso relata: “o fascínio pelo demonismo não é saudável nem bíblico. A fixação que os discípulos de Jesus sentiram com a sua autoridade sobre os demônios foi corrigida. O Senhor os exortou a se regozijarem antes de mais nada pelo fato de haverem sido escolhidos pessoalmente por Deus” (Lc 10.17-20). Veja também (Mt 7.22,23)

Conclusão
          Jesus tem poder sobre todos os demônios!  Ele expulsou muitos demônios de pessoas que lhe foram trazidas em Cafarnaum com uma palavra (Mt 8:16). Ele libertou dois homens terrivelmente atormentados por espíritos malignos, na região de Gadara (Mt 8:28-33). Libertou, também, um homem que era mudo pela atuação de um demônio (Mt 9:32).
         Jesus tem poder sobre as forças da natureza. Sendo o próprio Criador, Ele demonstrou este poder ao repreender a tempestade que aterrorizava os discípulos que, no barco, atravessavam o mar da Galiléia (Mt 8:23-26).
         Em suma, devemos entender que existem muita força, mas Ele é a própria força, existem muitos poderes, mas Ele é o próprio poder!

“Dizem que o ferro é forte, mas o fogo derrete o ferro.
Dizem que o fogo é forte, mas a água apaga o fogo.
Dizem que a água é forte, mas o vento espalha a água.
Dizem que o vento é forte, mas a montanha espalha o vento.
Dizem que a montanha é forte, mas o homem derruba a montanha.
Dizem que o homem é forte, mas a morte derruba o homem.
Dizem que a morte é forte, mas JESUS venceu a morte.”

Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 62. CPAD
Enciclopédia da Vida de Jesus. Louis Claude Fillion. Central Gospel
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Teologia Sistemática. Stanley M. Horton. CPAD
Lucas, O Evangelho de Jesus, o Homem Perfeito. José Gonçalves. CPAD

Pr. Manoel Flausino

Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário