14/07/2011

Lição 3 – A vida do novo Convertido

Prezado professor, enfatize nesta aula a necessidade do novo nascimento e a responsabilidade que temos nesta sociedade, como filhos de Deus.



Introdução:

Quando aceitamos a Jesus, passamos para uma nova vida. Olhamos por um novo ângulo, pois já não temos mais o mesmo pensamento de quando estávamos no mundo. Como nascemos de novo, precisamos aprender a viver conforme a vontade de Deus, nosso pai.

Leiamos estas importantes definições para a aula de hoje:

NASCIMENTO NOVO → mudança operada pelo Espírito Santo no coração de uma pessoa que, levada à fé salvadora, abandona o pecado e passa a viver uma nova vida voltada para Deus e para o próximo {Jo 3.3-7; 1Jo 2.29; 3.9; 4.7; 5.1,4,18}.

CONVERSÃO → mudança de vida operada por Deus {At 15.3}. Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se ARREPENDIMENTO. O segundo, relacionado com Cristo, é a FÉ.

ARREPENDIMENTO → decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a FÉ.


Para Berkhof, a palavra mais usada no NT para arrependimento é metanoia, que significa:

I) conhecer depois,
II) mudar a mente com resultado deste pós conhecimento,
III) uma mudança da conduta para o futuro



Segundo Champlin existem alguns elementos da Conversão:

a) A conversão é inspirada pela força das Escrituras (Sl 19.7).

b) É operada pelo Espírito (Sl 51.12).

c) Grava no coração a lei moral de Deus (2 Co 3.3) e isso pelo poder do Espírito.

d) Ela é absolutamente necessária para a salvação (Mt 18.3).

e) Prepara o caminho para o serviço espiritual (Lc 22.32).

f) A tarefa da igreja é conduzir todos os homens à conversão (Tg 5.19,20).

g) Ela é a base do perdão dos pecados (At 3.19).

h) Ela consiste da fé e do arrependimento (At 20.21; Mt 21.29).

i) É um ato divino , mas requer a cooperação do livre arbítrio do homem. Portanto, é um ato divino e humano, ao mesmo tempo.



1 – Com certeza um novo convertido é uma nova criatura (2 Co 5.17). Existe uma mudança, que não deve ser imposta por homem, e precisa ser do interior, o que refletirá no exterior.

Um exemplo para este fato, na palavra de Deus, pode-se citar a vida de Saulo de Tarso, que, depois, transformou-se em um Paulo: de perseguidor dos cristãos {At 8.3}, passou a ser pregador do evangelho, a partir de sua conversão {At 9}.


“O novo nascimento assinala o início não só do despojamento do velho homem, da fuga do pecado, mas também do revestimento do novo homem, da luta pela santidade no viver.” (Berkhof).



2 – A antiga criatura não pode mais aparecer, nem com atitudes, nem com pensamentos. Às vezes, o inimigo vai até tentar fazer você lembrar do seu passado, mas não sinta tristeza, pois aquele velho homem já morreu (Jr 31.34; 1 Jo 1.7).

3 – Quando estamos em Cristo temos uma vida de retidão fundamentada em Sua Palavra.

Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, o novo nascimento ou a regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12.2) efetuadas por Deus e o Espírito Santo:

I) A regeneração é necessária porque todo ser humano sem Jesus não consegue agradar e∕ou obedecer a Deus (2 Co 2.14).

II) A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé em Jesus.

III) A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus cristo (Cl 3.10). Quem realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado, vive uma vida de retidão (1 Jo 2.29), ama aos demais cristãos (1 Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1 Jo 3.9; 5,18) e não ama o mundo (1 Jo 2.15,16).

Conclusão

Após o Novo Nascimento, o crente deve buscar maturidade espiritual, firmeza de fé, que obtemos através do estudo da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração e obediência a Sua Palavra. Esse cuidado deve ser observado pela Igreja com os novos convertidos.

Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Estão frutificando?

Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo demonstram que ainda não nasceram de novo (1 Jo 3.6,7).

Fontes:

Biblia de Estudo Pentecostal (edição Comemorativa Revista e Corrigida). CPAD. ed 1995
Biblia on line 3.0 (SBB)
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Editora Hagnos. 8 ed. 2006
Teologia Sistemática. Louis Berkhof. Editora Cultura Cristã. 2001

Et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos Jo 8.32 (Versão: Vulgata Latina)
Pr. Manoel Flausino

Nenhum comentário:

Postar um comentário