07/07/2011

LIÇÃO 2 – A MENSAGEM DO REINO DE DEUS

Iniciando a aula

I) Prezado professor, após os cumprimentos, pergunte aos alunos o que significa Reino de Deus (de acordo com a primeira lição).

II) Depois, fale acerca da diferença das bem-aventuranças ensinadas por Jesus e de como a sociedade atua: se de acordo ou contra estas ideias.

III) Em seguida, pergunte a respeito do novo nascimento:

a) Sua importância

b) Como ocorre, e o que depois ocorre com a pessoa

c) Exemplos bíblicos de novo nascimento



Introdução

Mensagem significa comunicação, notícia ou recado verbal ou escrito. Ouvimos muitas mensagens e, às vezes, algumas delas não conseguem passar pelo crivo da Palavra de Deus, pois muitos deturpam a mensagem do Evangelho (Gl 1.6,7; 5.7-9; 2 Co 2.17) por intermédio de palavras persuasivas e humanas, conduzindo muitos ao erro (Ef 5.6; 1 Tm 4. 1,2).



1 – O Reino é Espiritual

Em primeiro, lugar, é importante saber que o Reino de Deus é espiritual (Jo 18.36) e pessoal, basta observamos o Sermão do Monte e veremos que os valores mencionados por Jesus são contrários aos valores humanos (Mt 5.3-12).

Estes princípios são inquestionáveis para este Reino, ou seja, para vivermos, efetiva e verdadeiramente o Reino dos Céus, precisamos atentar para estas palavras.



2 – A Nova Vida dos que fazem parte do reino de Deus

Se ouvirmos e praticarmos a mensagem do Reino, é porque estamos vivendo uma nova vida. Quando o homem nasce de novo ele experimenta uma mudança plena em sua vida (Jo 3.3), tornando-se uma nova criatura (2 Co 5.17; Rm 10. 8-13; Gl 2.20; Ef 1.7-13).

A partir daí, seus valores são outros, mas não devemos ser só ouvintes, precisamos praticar o que ouvimos e falamos (Ap 1.3; Tg 1.22).

Um aspecto relevante de quem nasceu de novo é a proclamação da Palavra de Deus. Levar as Boas Novas é uma ordem que Deus deu aos seus discípulos (Mc 16.15; 1 Co 9.16).

A mulher samaritana, da cidade de Sicar, após a conversão foi e anunciou a Cristo Jesus onde morava (Jo 4.28-30)

3 – O que o Reino de Deus significa

No mundo capitalista e com o advento da Teologia da Prosperidade, o homem quer as bênçãos de Deus, mas não deseja o Deus das bênçãos, ou seja, quere tudo de Deus, mas não entrega totalmente a vida para Ele.

Muitos não entendem que a vida é como um sopro, que logo se esvai. Temos que trabalhar, comprar, vender, cuidar da família, da saúde, enfim, temos muitas ações para realizarmos, todavia, devemos buscá-lo em primeiro lugar (Mt 6.33; 1 Tm 6.7,8,10).

Basta lembrar que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas é justiça, paz e alegria. Logo, um cristão que se preocupa somente com a matéria, não compreendeu, ainda, a grandeza deste Reino. Cabe ressaltar que o seguidor de Cristo que não tem paz com Deus, com o próximo (Rm 12.18), consigo mesmo (Cl 3.15), não é alegre (Gl 5.22; Jo 16.22) e justo diante de Deus e dos homens (2 Co 8.21) não está vivendo o Reino de Deus.



Conclusão:

A mensagem do Reino de Deus é Cristocêntrica que leva o homem ao arrependimento e a viver uma nova vida, que é dirigida pelo Espírito Santo. Infelizmente pregadores, hoje, tem compromisso em massagear o ego das pessoas, falam o que Deus não mandou falar, simplesmente para “ficar bem” com aqueles que escutam (Gl 4.16), mas existem verdadeiros homens de Deus que tem compromisso com Ele e com Sua Palavra (2 Tm 4.2; Tt 2.1).



“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. Paulo escrevendo aos Filipenses 4.9



Sola fide
Sola scriptura
Solus Christus
Sola gratia
Soli Deo gloria

Pr. Manoel Flausino

Nenhum comentário:

Postar um comentário