10/05/2010

Lição 7 O cuidado com as ovelhas

Nesta aula, veremos que os reis, sacerdotes e profetas estavam negligenciando o cuidado com o povo de Deus (Jr 22. 13,14, 17; 23.9-12). As funções de rei, sacerdote e de profeta eram como a função de um pastor, pois deveriam conduzir os israelitas a presença de Deus.


Mas, infelizmente, eles esqueceram-se de suas responsabilidades, atuando simplesmente, como meros soberanos e aproveitadores (Mq 3.10; Ml 2.7,8). Esqueceram-se da preciosidade de um pedacinho de uma ovelha para o Senhor (Am 3.12).

O Pastor – é um administrador do rebanho de Cristo (1 Pe 5.1-4). Sua principal função é apascentar e guardar cada uma das ovelhas. Também é um sacerdote quando apresenta a Deus suas orações é profeta quando prega a Palavra de Deus.

Os pastores não estavam cuidando das ovelhas (Jr 10.21).

Os reis – eram vistos como pastores do povo (Is 44.28), e o primeiro rei de Israel foi tirado do meio das ovelhas (1Sm 16.11).

No hebraico melek, no grego basiléus, usados para indicar o principal chefe ou governante de uma tribo ou nação.

Os Sacerdotes – Também eram vistos como pastores, mas estavam pastoreando a si próprios (Jr 2.8; 5.31).

A palavra Kõhen (sagrado, consagrado) é encontrada cerca de 185 vezes, no livro de Levítico (Manual dos Sacerdotes). Eles deveriam ser: professores ou mestres da Lei (Lv 10.10,11; Dt 33.10). Também era um ministro autorizado por Deus para ministrar no altar e em outros rituais.

Os profetas – Estes eram responsáveis por levar a vontade de Deus para a população, mas alguns falsos profetas, tendo a permissão do rei, mentiam para o povo (Jr 14.14,15), combatendo a verdade (Jr 8.11; Jr 20.1,2).

A palavra hebraica para profeta é nabi, significa anunciador (declarador) e, por extensão, aquele que anuncia as mensagens de Deus. No NT a palavra comumente usada é prophétes, derivada do grego pro (antes, em favor de) e phemi (falar), ou seja, alguém que fala por outrem, e, por extensão, intérprete, especialmente da vontade de Deus.

O povo de Israel foi destruído porque faltou-lhe verdadeiros pastores. Lamentavelmente, muitos púlpitos são entregues a pessoas que não tem compromisso com Deus (1 Jo 4.1), que falam em paz e prosperidade, quando não sabem o que significam, verdadeiramente, a paz e a prosperidade (Jr 23.16,21,25,28,29).

Não obstante, as ovelhas também tem seus deveres, quais sejam:

Honrar os pastores (Hb 13.7)

Obediência (Hb 13.17)

Contribuição (Ml 3.10)



Bibliografia: CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 8 ed. São Paulo: Hagnos, 2006.
Baruch Habá B’Shem Adonai!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Ev. Manoel Flausino

Nenhum comentário:

Postar um comentário