08/09/2015

Lição 11 - A Organização de uma igreja local

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
3º trimestre de 2015 –
A igreja e o seu testemunho –
As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais

Orientação Pedagógica

Aprendizado conjunto

Paulo Freire criticava a ideia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o auto-aprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo – portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade. Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu. Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro – e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo", diz José Eustáquio Romão, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.



Introdução:

Iniciamos o estudo da terceira carta pastoral,missiva esta dirigida a Tito. Seu nome significa “louvável”. Um cristão gentio, grego, convertido através da pregação de Paulo (1.4), e excelente ajudador no ministério do apóstolo. Quanto Paulo partiu de Antioquia da Síria para defender seu evangelho em Jerusalém, levou Tito com ele (Gl 2.1-3). A aceitação de Tito como cristão sem ser circuncidado deu força a tomada de posição de Paulo no Concílio de Jerusalém (Gl 2.3-5). Supõe-se que Tito, que não é mencionado nenhuma vez em Atos, trabalhava com Paulo em Éfeso durante a terceira viagem missionária. De Éfeso Paulo o enviou a Corinto para ajudar aquela igreja (2 Co 2.12-13; 7.5-6; 8.6).
O apóstolo Paulo havia deixado Tito em Creta a fim de reformar uma igreja fraca e corrupta. Escreve esta carta para reafirmar os objetivos que Tito deve promover (1:5). Isto requer a inclusão de diretrizes gerais para o estabelecimento de presbíteros capazes em cada cidade (1:6-9)  e para tratar do legalismo judeu.


I)                    Organizando a igreja:
Paulo sabia que uma igreja precisa ser bem organizada e ter bem definida e elencadas syas prioridades. Hoje, vemos muitos líderes e igrejas que esqueceram-se dos ensinamentos paulinos quanto a esta importante questão. Como igreja, não podemos esquecer de cumprir cabalmente a ordem de Deus. “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:” (Tt 1.5)
      a)       Evangelismo e Discipulado
      b)      Adoração a Deus
      c)      Ensino e educação cristã
      d)      Assistência Social e ajuda mútua
      e)      Integração entre irmãos
f)         f)     Organização e administração patrimonial

 A razão por que é especialmente indispensável que haja homens tão altamente qualificados para o ofício espiritual em Creta é agora exposta: Porque há muitos insubordinados, faladores fúteis e enganadores, especialmente os do partido da circuncisão. Esse grupo (vv. 10-14a) é o mesmo de que se faz menção em 1 Timóteo 1.3-11; note as semelhanças:

Tito
Timóteo
Tito 1 insubordinados (v. 10) faladores fúteis (v. 10)
1 Timóteo 1 - insubordinados (v. 9) certos indivíduos... se desviado para a conversão fútil (v. 6)
ensinando o que não é próprio (v.11)
a fim de que você ordene a certos indivíduos a não ensinarem de forma diferente (v. 3); cf. 6.3
sempre mentirosos (v. 12)
mentirosos (v. 10)
a fim de que sejam sadios na fé (v. 13)
Contrário à sã doutrina (v. 10); cf. 6.3
devotando-se aos mitos judaicos (v. 14)
a não devotar-se a mitos e genealogias intermináveis (v. 4) cf. 4.7a.


Os atributos dos presbíteros, os pastores que apascentam o rebanho (Tt 1.6-9)
O Novo Testamento detalha com grande precisão as funções do presbítero:
1) o presbítero deve pastorear a igreja do Senhor (Atos 20.28; 1 Tm 3.5; 1 Pe 5.2);
2) o presbítero deve proteger a igreja tanto dos ataques externos quanto dos internos (Atos 20.29-31);
3) o presbítero deve dirigir e governar a igreja, servindo-lhe de exemplo (1 Ts 5.12; 1 Tm 5.17; Hb 13.7,17; l Pe 5.3);
4) o presbítero deve pregar a Palavra, ensinar a sã doutrina e refutar aqueles que a contradizem (l Tm 5.17; Tt 1.9-11);
5) o presbítero deve orientar a igreja nas questões doutrinárias e éticas (Atos 15.5,6; 16.4);
6) o presbítero deve viver de tal forma que sua vida seja um exemplo para todo o rebanho (Hb 13.7; 1 Pe 5.3);
7) o presbítero deve corrigir com espírito de brandura aqueles que são surpreendidos em alguma falta (G1 6.1);
8) o presbítero deve velar pela alma daqueles que lhes são confiados, sabendo que prestará contas desse pastoreio ao Supremo Pastor (Hb 13.17);
9) o presbítero deve exercer o ministério da oração, especialmente em relação aos crentes enfermos (Tg 5.14,15);
10) o presbítero deve estar engajado no cuidado dos crentes pobres (At 11.30).
O retrato que Paulo traça do presbítero é emoldurado pela irrepreensibilidade. O presbítero (1.6) ou bispo (1.7) deve ser irrepreensível. John Stott corretamente diz que isso não quer dizer que os candidatos teriam de ser totalmente isentos de falhas e defeitos, pois nesse caso todos seriam desqualificados.
A palavra empregada é anenkletos, “sem culpa, não passível de acusação” e não anômos, que significa “sem mácula”. O presbítero não pode deixar flancos abertos na sua vida nem ter brechas no seu escudo moral. Seu ofício é públ1 Co e sua reputação pública precisa ser inquestionável. O presbítero deve ser um homem de reputação ilibada, sem mancha. O presbítero precisa ter doutrina pura e vida pura.


Conclusão: 
O líder de uma igreja nos dias atuais devem ter tamanho cuidado, assim como Paulo orientou a Tito. Atualmente, muitos tem causado não pequeno problema da igreja do Senhor com um testemunho inadequado para o comportamento cristão.





Bibliografia
As ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Elienaldo Renovato de Lima. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 63. CPAD
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova
Graça. Max Lucado. Thomas Nelson Brasil
Verdadeiro Evangelho. Paul Washer. Fiel

Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominica, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.

Contatos para palestras, congressos, mensagens:

(21) 99439-0392 (claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário