28/06/2015

Lição 1 – Uma mensagem à Igreja Local e à Liderança

Escola Bíblica Dominical Ass. de Deus Ministério Despertando Vidas
3º trimestre de 2015 –

A igreja e o seu testemunho –
As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais


Orientação Pedagógica:
O Papel da didática:


     A didática para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino-aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
      A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo. Ao exercer seu papel específico estará apresentando-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.


           I)                    Introdução
          Estamos iniciando mais um trimestre e temos o privilégio e alegria de estudarmos as epístolas de I e II Timóteo e Tito, chamadas de cartas pastorais. Estas missivas foram destinadas a dois jovens pastores que cuidavam da igreja do Senhor. Paulo, zeloso pela igreja de Cristo sentiu de perto a necessidade de escrever para orientar aos jovens pastores, pois grandes desafios encontrariam pela frente e precisavam da orientação de seu tutor e pastor.



               II)                  Autor e data
          Estas epístolas foram escritas pelo apóstolo Paulo. Este, antes de sua conversão era perseguidor da igreja de Cristo (I Tm 1. 12,13), fora aluno de uma das melhores escolas judaicas (escola de Hillel) e por um dos melhores mestres desta época e escola: Gamaliel (At 5.34; 22.3); todavia após o encontro com Jesus, foi enviado pelo Senhor a pregar o Evangelho entre os gentios e levá-lo a Roma (At 9.15,16; 19.21).
          A primeira carta a Timóteo foi escrita por volta de 64 d.C., entre a primeira e a segunda prisão de Paulo. Em seguida, por volta de 65 d.C. foi escrita a Carta a Tito. Já a segunda epístola a Timóteo foi escrita por volta de 67 d.C., quando em seu segundo encarceramento, antes de sua morte, faz parte das cartas escritas na prisão com Filipenses, Efésios, Colossenses e Filemom.

III)                Destinatários

          Foram dirigidas aos jovens pastores: Timóteo e Tito. Como Paulo não poderia estar presente neste momento, utilizou-se de cartas para auxiliá-los. Vejamos:

a)      Timóteo significa honrado por Deus. Provavelmente, converteu-se ao cristianismo durante a primeira viagem missionária de Paulo (At 16.1). Notabilizou-se como exemplo de um jovem crente (At 16.2). Champlin menciona que nenhum outro líder cristão, dentre os companheiros de Paulo, foi tão recomendado como Timóteo, especialmente por causa de sua lealdade (1 Co 16.10; Fp 2.19; 2 Tm 3.10). Paulo precisava de um amigo, de um companheiro, de um assistente e viu as virtudes em Timóteo. É mencionado em todas as epístolas de Paulo, exceto em Gálatas. Em Filipenses 1.1 é chamado de servo (ou escravo) de Cristo, o que indica a sua elevada dedicação.

b)      Tito – este nome tem um significado incerto e não temos muitas informações sobre ele antes de sua chegada a Corinto, entre a primeira e segunda epístola de Paulo a esta cidade. Em Corinto, acalmou as perturbações da igreja local (I Co 16.19; II Co 7.15; 8.16). Também, superintendeu a coleta em Corinto para os santos que estavam em dificuldades em Jerusalém (2 Co 8.6). No entanto, cabe ainda ressaltar que,  Tito tinha um ótimo relacionamento com Paulo, da mesma maneira que Timóteo. Compare Tt 1.4 com I Tm 1.2. Aparece no Novo Testamento como pastor ideal (II Co 8.16,17; Tt 1.5)

IV)               Propósitos

          Pelo menos três foram os motivos principais que podemos observar nas epístolas pastorais, a saber:

a)      Combater as heresias (I Tm 1.3,4; 4.1-6). Parte destas cartas é para refutar as falsas doutrinas tanto o judaísmo, que não entendia o significa da Nova Aliança ensinada e vivida por Jesus quanto o gnosticismo (filosofia herética que tenta explicar todas as coisas por meio da gnosis (gr. conhecimento).

b)      Necessidade de encorajar a nomeação de homens espiritual e moralmente qualificados para o ministério. Paulo tem a preocupação em orientar aos jovens pastores em relação aos novos ministros (I Tm 3.1-14; I Tm 5.22; II Tm 2.2).

c)      A necessidade de orientar a vida pessoal, que envolve a vida prática e moral. Paulo entende que os jovens ministros precisavam aprender sobre como estar à frente do rebanho de Cristo (I Tm 3.15; II Tm 2.15-26). Neste aspecto, podemos incluir a preocupação do Apóstolo com a administração da igreja e a ética ministerial.


          Estes propósitos precisam continuar sendo observados nas igrejas hodiernas, pois surgem cada vez mais heresias, textos sem contexto entre outras histórias sobre personagens e detalhes de histórias bíblicas que não estão contidas no Livro Sagrado, porém são pregadas como se verdade fosse. 
           Como também, a ordenação a ministros, pois muitos não são provados e assumem responsabilidades que não estão preparados para realizarem, e prejudicam a obra de Deus. 
          Por fim, o cuidado que todo obreiro deve ter para viver conforme a Palavra de Deus: espiritual, pessoal, familiar, social e eclesiástico.

V)                 Conclusão

          Sabemos que quando não se tem o devido cuidado com os ensinamentos bíblicos, o povo padece, pois fica desprotegido de lobos que não tem compromisso com a Palavra da verdade. Estas epístolas são verdadeiros manuais de Administração Eclesiástica, contendo doutrina, exortações, ensinos práticos e diretrizes sobre e para liderança, para obreiros.
          A igreja continua precisando de “Paulos” (pastores com mais experiência que busquem orientar aos mais jovens), mas precisa também de “Timóteos” e “Titos” (jovens disponíveis e comprometidos com o reino) para que a Obra do Senhor continue a crescer e avançar.
          Que o Senhor nos ensine neste trimestre a compreendermos nossa função no Corpo de Cristo para a edificação da Sua igreja.

Bibliografia
As ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Elienaldo Renovato de Lima. CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
Ensinador Cristão. Ano 16 - nº 63. CPAD
Introdução ao Novo testamento. D.A. Carson, Douglas J. Moo, Leon Morris. Vida Nova

Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominica, escritor, formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas.

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