Orientação
Pedagógica
A relação Professor/Aluno no
processo de ensino e aprendizagem
As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na
realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a
análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e
intenções, sendo esta interação o expoente das consequências, pois a educação é
uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação
de valores nos membros da espécie humana.
Neste sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de
conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado
dos alunos e exposição onde o professor demonstrará seus conteúdos.
No entanto este paradigma deve ser quebrado, é preciso não limitar este
estudo em relação comportamento do professor com resultados do aluno; devendo
introduzir os processos construtivos como mediadores para superar as limitações
do paradigma processo-produto.
Segundo GADOTTI (1999: 2), o educador para pôr em prática o diálogo, não
deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na
posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador
do conhecimento mais importante: o da vida.
Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se
sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O
prazer pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente nos alunos,
pois, não é uma tarefa que cumprem com satisfação, sendo em alguns casos
encarada como obrigação. Para que isto possa ser melhor cultivado, o professor
deve despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas ações no desenvolver
das atividades.
O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da
absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do
aluno. Apesar de tal, para que isto ocorra, é necessária a
conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem,
aberto às novas experiências, procurando compreender, numa relação empática,
também os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los à
auto-realização.
De modo concreto, não podemos pensar que a construção do conhecimento é
entendida como individual. O conhecimento é produto da atividade e do
conhecimento humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste
em agir com intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade
construtiva para assimilação.
O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os
alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. ABREU
& MASETTO (1990: 115), afirma que “é o modo de agir do professor em sala de
aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma
adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do
papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.
Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto
fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não
dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento,
surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.
Ainda segundo o autor, “o professor autoritário, o professor licencioso,
o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o
professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva
do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa
pelos alunos sem deixar sua marca”.
Apesar da importância da existência de afetividade, confiança, empatia e
respeito entre professores e alunos para que se desenvolva a leitura, a
escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma; por outro, SIQUEIRA
(2005: 01), afirma que os educadores não podem permitir que tais sentimentos
interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor. Assim, situações
diferenciadas adotadas com um determinado aluno (como melhorar a nota deste,
para que ele não fique de recuperação), apenas norteadas pelo fator amizade ou
empatia, não deveriam fazer parte das atitudes de um “formador de opiniões”.
Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do
clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua
capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da
criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica também, que o
professor, educador da era industrial com raras exceções, deve buscar educar
para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem
global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão
consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
(Revista Espaço Acadêmico)
Introdução
Segundo o dicionário,
provisão é o ato ou efeito de prover, abastecer. Podemos inferir que a provisão
é quando alguém recebe algo que teria necessidade.
Pela Palavra de Deus
entendemos que Deus, como nosso pai provê tudo o que precisamos. Cabe ressaltar
que, necessidade é diferente de vaidade. Sendo assim, podemos pensar que, Deus
satisfaz as nossas necessidades, não nossas vontades.
Por mais que a situação pareça
impossível, ainda que todos virem contra, mesmo que o mundo contra você se
revolte, não se admire: Ele sempre estará contigo.
Ele é mestre em ser companheiro. Ele é
expert em estar sempre com alguém, mesmo em condições complicadas. Quando mais
precisamos, quanto mais clamamos, mas perto ele fica.
Para ele não importa o problema. Não
importa a situação que esteja vivendo. Se cova de leões, se fornalha de fogo,
se no meio de uma tempestade em mar alto, ou em meio ao Euroaquilão. Quem sabe
cercados por inimigos em frente a um grande mar, enfim, ele sempre estará
presente. Ela acalma a tempestade, garante-nos a companhia, nos faz descansar
em segurança. Assim como foi no passado, ele é no presente e será no futuro.
"Jesus
Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)
Sua infalível palavra garante a sua
presença. Jesus disse que iria para o Pai, mas enviaria o consolador, e que
estaria conosco até a consumação do século (Mt 28.20). (Retirado do Livro:
Não se admire Ele sempre estará contigo)
1.Deus pode suprir todas as nossas necessidades:
A. Ele prometeu suprir
as nossas necessidades:
Fil.4:19
Deus, segundo a Suas riquezas, suprirá toda sas vossas necessidades
Mat.6:33
Buscai primeiro o Reino de Deus... e todas estas coisas vos serão acrescentadas
Sal.23:1 O
Senhor é o meu pastor, nada me faltará
Sal.34:10
Aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta
Sal.37:25
Nunca vi desamparado o justo nem... a mendigar o pão
Mat.7:7-11
Aquele que pede recebe... vosso Pai... dará bens aos que lhos pedirem
Rom.8:32
Aquele que nem mesmo o Seu próprio Filho poupou... como nos não dará também...
todas as coisas?
(V. também
Deu.2:7; Sal.68:19; 81:10; Mal.3:10; Mat.6:8,25-34)
B. Deus é
a fonte de toda provisão:
Sal.145:15,16
Abres a Tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes
1Crô.29:14
Tudo vem de Ti, e da Tua mão To damos
Sal.104:13-15
Faz crescer... a verdura para o serviço do homem para que tire da terra o
alimento
Tiago 1:17
Toda a boa dádiva... vem do alto, descendo (de Deus)
(V. também
Sal.65:9-13; Gên.1:29; 9:3)
C. Ele é dono
do mundo inteiro:
Êxo.19:5 Toda
a Terra é Minha
Sal.24:1 Do
Senhor é a Terra e a sua plenitude
Sal.50:10,11
Meu é todo o animal... e as alimárias (animais) sobre milhares de montanhas
Sal.89:11 Tua
é a Terra, o mundo e a sua plenitude
2.Deus pode fazer milagres para
suprir:
Núm.11:21-23
[Deus prometeu carne por um mês, Moisés duvidou, então] o Senhor disse a
Moisés: Seria pois encurtada a mão do Senhor?
2Re.4:1-6 [A
viúva do profeta pediu vasilhas emprestadas e estas se encheram milagrosamente
de azeite suficiente para pagar as suas dívidas]
A. Comida:
Êxo.16:12-15
[Deus supriu milagrosamente codornas e maná no deserto]
Núm.11:18-21
[Deus enviou codornas para um mês] (V. vers.31,32)
Sal.78:23-39
(Abriu) as portas dos céus e (fez) chover sobre eles o maná... trigo do Céu...
pão dos anjos ... carne como pó (VA) (V. também Sal.105:40)
Sal.132:15
Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus
necessitados
1Re.17:4 Tenho
ordenado aos corvos que ali te sustentem
1Re.17:16 Da
panela, a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou (durante 3-1/2
anos de fome)
1Re.19:5-8 O
anjo... disse (a Elias): Levanta-te e come... e eis... um pão cozido sobre as
brasas e uma botija de água
2Re.4:42,43
[Eliseu alimentou 100, multiplicando 20 pães e um pouco de milho]
Mar.6:34-44
[Jesus alimentou 5.000, multiplicando 5 pães e 2 peixes. 5.000 homens, sem
contar as mulheres e crianças Mat.14:21]
Mar.8:1-9
[Jesus alimentou 4.000, multiplicando 7 pães]
Apoc.12:6,14
[A Igreja é alimentada por 3-1/2 anos no deserto]
(V. também
Sal.23:5; Luc.5:4-7; João 21:5,6,11)
B. Água:
Gên.21:14-19
[Hagar morria de sede e Deus lhe mostrou um poço]
Êxo.17:1-6
[Em Horebe, o Senhor fez brotar água de uma pedra]
Núm.20:2,7-11
[Em Meribá, Deus brotou outra vez água de uma pedra]
Juí.15:15-19
[Deus de uma queixada supriu água para Sansão]
2Re.3:9,17,20
[Deus supriu milagrosamente água para um exército]
(V. também
Sal.78:15,16; 105:41; Isa.41:17,18)
C. Deus até
pode purificar comida e águas impuras:
Êxo.15:23-25
[As águas amargas de Mara milagrosamente ficaram doces]
2Re.2:19-22
[Ás águas salobras de Jericó foram purificadas]
D. Roupa e
outras necessidades:
Deu.29:5 40
anos vos fiz andar... não se envelheceram... os vossos vestidos...
nem se envelheceu no teu pé o teu sapato
Mat.6:25,
26,30 Se Deus... veste a erva... não vos vestirá... a vós?
(V. também
Gên.3:21)
3. O ENSINO DE JESUS SOBRE
AS NOSSAS NECESSIDADES
Todas as pessoas, no percurso da vida, enfrentam dificuldades e passam por alguma necessidade. Há necessidades de afeto, de carinho, de reconhecimento, de amor, de coisas materiais, de pão… Jesus ensinou aos seus discípulos: “…no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16.33). Ele começou o seu ministério no deserto. Ali Jesus foi tentado por satanás nas coisas em que somos tentados como homens (Hb 4.15). Ele teve fome (Mt 4.2), sede (Jo 19.28), cansaço (Jo 4.6) e enfrentou dura batalha contra o tentador, mas, no poder do Espírito Santo, Ele venceu tudo (Fp 2.8-9).
4. O
ENSINO DOS APÓSTOLOS SOBRE AS NOSSAS NECESSIDADES
As cartas dos apóstolos que foram escritas para as igrejas fazem parte do Novo Testamento e estão cheias de ensino sobre o suprimento de Deus para o seu povo (Fp 4.19). Paulo nos ensina a orar com súplicas e ações de graça quando tivermos qualquer necessidade (Fp 4.6). Deus deve ser o primeiro a saber o que estamos passando (Mt 6.33). Há pessoas que ficam muito tempo vivendo situações de necessidade financeira, porque elas contam para os outros o que estão passando. Dizem: “Ah, irmãos, orem por mim, pois lá em casa não temos nada para comer, as contas estão acumuladas e estamos passando por provas difíceis demais…” É claro que os irmãos irão ajudá-lo e dar cesta básica ou dinheiro. Mas, será que esse irmão venceu a sua prova de fé? Não. Ele vai continuar em necessidade até que aprenda a não contar aos outros, mas a Deus. Deus quer ter a honra e o prazer de ser o nosso Provedor (Sl 40.17, 37.25).
Certa irmã estava com o
marido desempregado e viviam de “biscates”. Eles não comiam carne há meses. Ela
levantou naquele dia com muita vontade de comer carne e orou. Bem cedo, ela foi
ao supermercado com uma nota de um real para comprar pão e pensou: “vou à seção de carnes, pelo menos para olhar
e tocar nelas”. E teve uma surpresa ao ver os preços das carnes. Todas estavam com
preços de centavos! Ela separou duas belas peças de bisteca e bifes e foi ao
caixa. A moça olhou o valor das carnes e chamou o gerente. Este disse: “Esses preços estão errados, mas
como a senhora escolheu a mercadoria, vai levá-los pelo preço das etiquetas”. Ela glorificou o nome do
Senhor, que ouvira a sua oração naquela manhã. Deus se alegra em nos
atender.
Conclusão
As necessidades são provas para a nossa fé e se tornam importantes para
o nosso crescimento espiritual. Cada vez que somos provados e aprovados,
subimos um degrau na caminhada cristã. Cada degrau nos faz ver a vida de modo
mais amplo e podemos ver mais longe. O apóstolo Tiago nos diz: “Meus irmãos, tende grande gozo quando
passardes por várias provações; sabendo que a prova da vossa fé produz
perseverança. Ora a perseverança deve ter a sua obra completa, para que sejais
íntegros e perfeitos, em nada deficientes.” (Tg 1.2-4).
Bibliografia
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Comentário Bíblico Beacon. CPAD
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Hagnos
O Deus de Toda a Provisão. Elienai cabral, CPAD
O poder e a mensagem do Evangelho. Paul Washer. Fiel
Não se Admire Ele sempre estará contigo. Manoel Flausino. Inteligência Editorial
Revista Ensinador Cristão. CPAD
Verdadeiro Evangelho. Paul Washer. Fiel
Pr. Manoel Flausino
Diretor de Ensino e Superintendente de Escola Dominical,, escritor,
formado em Teologia, Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Gestão de
Pessoas, dirigente da Congregação Fonte das Águas MDV.
Contatos para palestras, congressos, mensagens:
(21) 99439-0392 (claro)
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